30/09/2010

Novos amigos, novos ares

Nos últimos dias conheci muitas pessoas. Ontem, por exemplo, acompanhado dos amigos Toco Lenzi e Ana Rita participamos do Sarau do Teatro do Centro da Terra, o qual foi muito bem comandado pelo Ricardo Karman. Lá conheci outras pessoas boníssimas das quais já me tornei amigo de infância como as queridas Ligia Favoretto, Leda, Maria Alice, Luciana, Cauê Procópio, Sérgio Franco, Winnie Rioapa, João Costa Júnior, Talita Godoy e mais um mundão de gente bacana. Reeencontrei também a atriz Lucélia Machiavelli, que interpretou um poema da Adélia Prado para o deleite de todos.


Essas são a Ana Rita e a Laura

O Sarau acontece toda última quarta-feira de cada mês, das 20h30 às 22h30. O endereço é rua Piracuama, 19 - no mesmo local onde está acontecendo o espetáculo O ilha do tesouro. A entrada é franca.

Hoje, participei com o Sala dos 4 shows que o Grupo Ciranda de Cantigas fez na Fundação Bradesco. Foi uma loucura. Fazia tempo que não sentia a adrenalina a mil. Poesia e música para as crianças. Quando chegar algumas fotos vou divulgar aqui.



Muito bom trabalhar com essa turma

Neste post também quero mandar um beijão pra minha querida amiga Nani Brown, uma das figuras mais doce, terna e fraterna que já conheci nessa vida. Novos amigos, novos ares, novos olhares. Tô de volta sem nunca ter ido!


27/09/2010

Londrina forever!

Por falar em amigos, na semana passada estive em Londrina. Fiz questão de chegar exatamente no dia 23 de setembro para o "evento" - o aniversário do meu amigo Joelito Queiroga - figura amável. Afinal o que são 532 kms de distância quando a ponte para o coração sempre se manteve aberta e com o tráfego livre?

Em Londrina, além do Joelito tenho outros amigos, os quais considero muito e os levo no peito como, por exemplo, o Clã comandado pela figura exemplar do Clerinho Pellegrini, pai do Marquinhos, e este com a sua tropa de filhos: Hermano, Sofia, Giulia, Marina e Vicente, ufa!

Tenho um amor incondicional por essa cidade. Gosto dos aromas, dos tons de verdes da vegetação e da variedade de passarinhos que riscam o céu, dos lagos, da orquestra de cigarras cantando nas árvores do Zerão, das suas casas de madeiras que ainda resitem à gula imobiliária. Do jeito como o povo celebra a vida.

Claro que têm coisas que me desagradam, mas essas coisas são as mesmas que desagradam a maioria dos brasileiros em todas as localidades deste país. Uma delas, é o descaso com a coisa pública. Melhor parar. Este texto não destina-se a urubus!

Como disse, o aniversário do Joelito foi um evento. Pensei que estava vivendo as festas de final de ano. Eu fui o representante solitário da delegação de Osasco. São Caetano do Sul enviou a Ione e o Toninho. Apucarana mandou o Zázá e a Cida, a Celeste e o Edinho comandaram os londrinenses da família da Shes. O evento resoou também em Imperatriz, no Maranhão, onde uma mãe e um pai deram vivas ao filho amado pra lá de quarentão.

fotos: Celeste Casarin

Time escalado: Eu, Elvio, Toninho, Edinho,
,Joelito, Shes, Cida e Zázá

Substituição: Sai Zázá e entra Ione


Joelito, o querido, dos amigos, da esposa, dos filhos, dos cãezinhos. Joelito, a figura, no evento que perdura vivo na memória desse escriba de ninharias. Joelito tem até um escudeiro: o sogro Élvio. Os dois são unha e carne. Os dois. Os dois...

Bem, gente, o resto é chover no molhado e choveu. Choveu e eu chovi também. Vou explicar. Além do Joelito, o Clerinho no alto dos seus 82 anos me emocionou. Ele mora numa casa antiga da rua Pará, no centro de Londrina. É um homem apaixonado pela boa música, pelos bons versos, um profundo proseador das coisas simples. Recebeu-me de braços abertos e riso fácil para aquele café, trocamos muitas ternuras, falamos de muitas coisas até aquele momento.

Perguntou-me se eu conhecia o trabalho do João Pacífico, disse-lhe que muito pouco. Então seguimos para a sala, onde o seu cachorrinho sonhava o sonho bom dos cachorros e o Clerinho botou o CD que lhe fora presenteado por seu filho Clério que mora em São Paulo. Ouvíamos a fala mansa do João quando de repente, o Clerinho se levantou e ficou em frente ao toca CD, como que arrebatado pelos versos do compositor de Cordeirópolis. A cena foi linda.

O resto é história, mas antes que o boi durma queria dizer que fiquei feliz de ver a minha amiga Denise Gentil, e não tive como não me orgulhar da mãe da Alana, essa mulher que toca com competência a Livraria Infanto-juvenil Ciranda. E como sempre faço, não poderia deixar de passar no SETA, amo essa escola. Lá fui muito bem recebido pela Mira, Lígia e Lu.

Abaixo algumas fotos desses momentos em Londrina


Pela janela do ônibus, chegando em Londrina


Joelito, Luísa e a esposa Sheslaine



Élvio e Joelito: unha e carne


Clerinho: café no bule e o melhor dos sorrisos


Clerinho, esse mala e a querida Sofia


Sofia, Marquinhos e Clerinho, que luxo!


Clerinho, um homem abarcado pelas emoções


20/09/2010

Meus Livros

A MULHER TORTA

(Editora Formato)

Sinopse do livro

Com o talento de um contador de casos, um menino relata as dificuldades que enfrentou em uma terrível sexta-feira 13, de agosto, em que se encontrava sozinho em casa. Ele não era supersticioso, mas tantas coisas aconteceram sucessivamente que o deixaram com a pulga atrás da orelha. Chovia muito e ventava, o que provocou um apagão. Na penumbra, ele pôde perceber um estranho vulto espreitando no quintal. Era uma estranha mulher, muito torta, com um olho vermelho e o outro amarelo, que certamente pretendia entrar na casa.

...

O PINTO PELADO NO REINO DOS TRAVA-LÍNGUAS

(Editora Formato)

Sinopse do livro

Este livro conta a história de Domingos Pinto Colchão, o Pinto Pelado, que resolveu passear no Reino dos Trava-línguas, onde encontrou pessoas estranhas, meio destrambelhadas, e viveu situações sem pé nem cabeça.

...

CASA DE ARREPIAR

(Editora Positivo)

Sinopse do livro

Numa rua escura e esburacada, havia uma casa abandonada, habitada por figuras estranhas e imprevisíveis. Um fantasma doentio, um vaga-lume mequetrefe, um monstro medroso e um outro de pijama: estes e muitos outros personagens desfilam pelos versos do poeta Paulo Netho. Ao mesmo tempo divertidos e assustadores, os poemas deste livro atraem o leitor para o interior dessa casa mal-assombrada, que esconde surpresas em cada canto. Por isso, devem ter cuidado ao entrar! Criar coragem, muita coragem, pois essa é uma casa de arrepiar!


...


POESIA FUTEBOL CLUBE E OUTROS POEMAS

(Editora Formato)


Sinopse do livro

Poesia Futebol Clube e outros poemas é um livro para ler e ouvir, para deixar a poesia dar as cartas, ou melhor, ser a dona da bola. No gramado desse clube, o poeta Paulo Netho mostra suas jogadas. E mostra as ruas de sua infância, as brincadeiras, as noites e o céu vermelho, as inseguranças, as descobertas. Conta também de sua escola, faz pedidos para o presidente e bate bola com outros poetas - Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Mario Quintana, Cecília Meireles, Casimiro de Abreu. Tudo isso em versos e mais versos que encantam e convidam a fazer poesia. No CD que acompanha o livro, o autor declama 15 poemas do livro (ao todo, são 48). As ilustrações do artista plástico mineiro Fernando Fiúza - traços delicados, fragmentos de imagens compondo conjuntos que remetem aos poemas, jogos de luz e sombra - criam um clima de leveza, delineando um ambiente onírico para as reminiscências do autor.


...


NO QUARTO DA ESTELINHA

(Ciranda Cultural)




Sinopse do livro

A Estelinha quer dormir, mas parece que, justamente naquela noite, tudo é tipo de inseto resolve visitá-la e outras coisinhas mais. Tal invasão a irrita muito e ela reclama de quase tudo. Será que a menina vai conseguir dormir em paz?

...


19/09/2010

Sábado de Fábrica

Ontem em Campinas, o Ricardo Girotto lançou o seu importante livro para a Infância das crianças brasileiras A Fábrica de Brinquedos na Fnac do Parque Shopping D. Pedro. Claro que participei deste momento na vida do meu amigo. Como gerente de assuntos espirituosos, tive a incubência de recrutar os campineiros para a Fábrica. Assim que as pessoas iam sendo admitidas ganhavam um crachá. De repente, muitas pessoas pararam para conhecer a obra. As crianças se divertiram com o Pinóquioquê, os bonequinhos do teatro de dedinhos e outros tantos brinquedos que o Girotto ensina a fazer no livro. No final, pais e filhos, tios e tias, primos e primas, amigos e amigas, todos foram convidados a construir um barangandão. O Girotto ainda autografou os livros.

Abaixo algumas fotos.


O céu estava azulzinho


Folheto de divulgação do evento



Livro, o melhor amigo


Henrique: Filho de Peixe...
peixinho é.



A menina com o seu barangandão


João Victor com o papai Rodiney



Girottão, o dono da Fábrica


Construindo o brinquedo


E o povo se divertiu, viu!

...


18/09/2010

Uma procissão



De fato o menino fervia. Não de febre, mas de uma raiva explicável! Tudo o que ele queria era trabalhar em paz. Só isso. O menino era um observador de formigas. Observar formiga não é trabalho qualquer não, tal atividade requer muita concentração e horas e mais horas de imaginação. Sim, muita imaginação... Este é o segredo. As formigas são como as palavras repletas de entrelinhas, entreletras e de significados escondidos. Quando entrou em casa, o pai foi logo lhe dizendo:
- Você gosta de formiga, filho?
- Gosto de tudo que tenha vida!
- Hum... temos aqui um poeta, querida!
- Ou, um filósofo!
- Então... muitas formigas? - O que elas têm de especial?
O pai insisitiu.
- Elas têm uma verdade escondida.
O pai achou interessante aquilo e se calou.
Depois disso, o menino voltou os seus olhos para as formigas.
Uma procissão.
O menino, em seu trabalho, passava horas seguindo aquele tipo raro de silêncio: o silêncio em movimento.


...

17/09/2010

Fábrica de Brinquedos



Amanhã, o Ricardo Girotto vai lançar o seu livro "Fábrica de Brinquedos" na Livraria Fnac do Parque D.Pedro Shopping, em Campinas. Vou participar do evento com todo o prazer do mundo, da mesma maneira como este meu amigo encheu de traços e graça o lançamento dos livros da Coleção Cara de Pavio no ano passado. A vida é legal por isso, porque podemos intercambiar afeto, gratidão e amizade. O cara, inclusive, me nomeou gerente da sua promissora Fábrica. Claro que topei e ganhei até um crachá, o qual me garante licença poética durante o evento.



...

16/09/2010

Gabriel Perissé

Amanhã, sexta-feira, às 13 horas o meu amigo escritor e professor Gabriel Perissé vai fazer uma palestra para os professores de Barueri.

Ele participa do 11º encontro de Metodologias de ensino e avaliação II,
o evento destina-se aos professores e gestores da rede municipal de ensino.

A palestra acontece no Auditório Civita do Centro de aperfeiçoamento do Professorado, em Barueri.



ENTRADA FRANCA

Soquinhos de Amor



Gente, o título deste meu poema não tem nada a ver com gente que gosta de bater em mulher e como prêmio pode até tornar-se senador da República. Longe disso. A ilustração é do meu amigo Ricardo Girotto, que no próximo sábado vai a Campinas lançar o seu mais novo livro Fábrica de Brinquedos. Eu já li e gostei muito. Na Vitrine tem mais informações. Ah, clique na imagem para visualizar melhor o texto e a ilustração.

...


14/09/2010

Discretamente

Hoje estive na Fundação Bradesco, a escola onde estudei boa parte da minha vida. Voltei às origens para ser todo das crianças. E ela deixaram-se voar nas palavras sopradas por mim. Foram 4 apresentações muito legais. Pela reação dos alunos deu pra sentir o empenho das professoras que trabalharam com carinho os meus livros. Do lado de fora das salas de aulas murais com os meus poemas ilustrados pela molecada. Deu um orgulho viu! Poesia, trava-línguas, medinhos e medões. Realmente foi um dia memorável. Choveu afeto das professoras, das crianças, dos pais, dos funcionários. Eu chovi também, mas bem discretamente e feliz.

...